domingo, 22 de fevereiro de 2015

A vida são só mais dois dias

António Gregório, colega de turma e mais fino do que o Chico, que tem a mania que é esperto, sempre se foi safando das trapalhadas em que se metia, ou fazendo-se de vítima ou caindo em graça, sendo por vezes o preferido da professora, quando quem tinha o verdadeiro sentido de humor era o Manolo, alcunha do Ferreira, que sempre que a professora propunha uma visita de estudo a Organizações com regras e bem sucedidas, ele propunha um passeio a Vigo...o quanto o Ferreira gostava de espanholas, de caramelos e do falar alto e estridente nos cafés, em que todos se atropelavam verbalmente.
Na entrega do último teste, Ferreira teve Suf – (suficiente menos), que lhe criou um sorriso rasgado, pelo melhor nota do ano; Chico tirou Suf - - ( suficiente menos, menos), finório como todos os seus antepassados, riscou o - - (menos, menos), para mostrar à mãe uma boa nota; e o Gregório não teve nem bom nem mau, teve uma nota dada pela primeira vez pela professora Angela.
- Gregório, tiveste péssimo no teste.
- Se tive péssimo, a culpa não é minha professora. A culpa é do Chico!
- Ui! – exclama a professora Angela e o Chico e a professora prossegue – Como assim?
Como se já esperasse a pergunta, Gregório dispara a resposta:
- Porque eu copiei a maior parte do teste pelo Chico. E ele respondeu mal ás perguntas que eu copiei de propósito...só para me prejudicar!
O Suf - - de Chico foi a sua pior nota deste ano. Chico costuma copiar por Henrique, um miúdo loiro e olhos azuis, supostamente de boas maneiras e regras, que beneficia Chico se este for buscar a bola, quando nas futeboladas esta vai para longe. Chico passa grande parte do jogo a apanha-bolas do que propriamente a jogar.
Este facto criou desconfiança na turma e perante a dúvida a professora corrigiu a nota de Gregório para Suficiente!
Gregório, mais fino do que o Chico, que é esperto, de papo cheio, sem ar para o ter, e sorriso aberto, sem meia dúzia de dentes para mostrar, acha-se o maior e desvairado pede:
- Professora, além da nota positiva eu quero 10 € para ir comprar chocolates, para festejar.
- Ó Gregório, tu ainda não me deste os 5 €, que te emprestei, para ires comprar gelados quando pediste a Catarina em namoro e ela disse que ia pensar. Dois dias depois ela disse-te que não, mas isso não te dá o direito de não me pagares e acumulares dívida.
- Acumular o que, professora?
...
Naquela escola, a vida continuou na normalidade que se tinha transformado nos últimos anos, desregulada para uns, sem sentido para outros e no caminho certo para dois ou três, até aquele dia, em que uma directiva ministerial ordenava que todos os alunos e professora morressem ao fim de dois dias.

Ao terceiro dia, toda a turma estava ainda por falecer, porque o António Gregório, mais fino do que o Chico, que é esperto, teimava em não morrer, dizendo:
- Não posso morrer, ainda tenho dívidas para saldar!

Sem comentários:

Enviar um comentário