sábado, 30 de março de 2013

Preocupações em particular!


Para não me fechar no meu próprio mundo, tento manter os “olhos abertos” e uma visão moderna e liberal, e como tal, tenho preocupações globais, como a Miss Universo. Quero que não haja fome, que não haja guerra,…enfim, que os povos em geral e a malta em particular se dêem bem!
Mas na vertente da “preocupação em particular”, afligiu-me não ter sido um sonho a entrevista a José Sócrates, afligiu-me a polícia não ter aparecido no início para o levar, e no final, afligiu-me não terem aparecido uns enfermeiros, que o levassem para a ala psiquiátrica de um hospital qualquer!
Mas mal sabia eu, que assistir a esta entrevista seria o precipitar de “preocupações em particular”, cada vez mais profundas!
No dia seguinte, foi o número onde parou o ponteiro da balança, que me fez concluir que me estava a achar em demasiada boa conta e só o ginásio não chegava, “Tenho que cortar na ração”, pensei eu. Ainda não o fiz. Mas enquanto o não fizer, não me peso, como Sócrates escondia contas e dívidas, para que o défice parecesse “leve”!

Hoje de manhã aconteceu a “preocupação em particular” maior…o Romeu! O Romeu tem quatro meses e recolhi-o à pouco tempo da rua, como a RTP a Sócrates…mas o Romeu mais miserável!
Estava eu no meu jardim e o Romeu à solta...pensava eu que ele estaria num daqueles rituais de cão de passagem de “criança” para “rapazola” (a abrir um buraco, a fazer marcas de território, a treinar o latir,…) quando de repente sinto algo a esfregar-se na minha perna…era o Romeu…O pequenico parecia, uma daquelas raparigas que dançam no varão.
Se fosse na Cristina, tínhamos macho em casa… agora, em mim…foi um choque…ver quem mais nos escavou na televisão pública!
Telefonei à veterinária do Romeu, a explicar o sucedido, mas ela: “Estou em França, de férias…chego para a semana.”.
Pouco depois o Romeu volta a atacar a minha perna e volto a fazer novo telefonema para a veterinária, a pedir para antecipar o regresso de férias, e de seguida para a Judiciária! Da polícia disseram que não podiam fazer nada, já a veterinária negou e como boa pessoa pensei, “Espero que nunca apanhes o teu cão a esfregar-se na perna do teu marido!”.
Vim para a rua e pacientemente esperei. Entretanto aparece uma senhora a passear com uma cadela jovem e de belo porte. Fui buscar o Romeu e aproximei-o…nem reagiu ao encanto da cadela.
“Pode não ser o estilo dele!”, pensei, enquanto se esfregava mais uma vez em mim, e pacientemente continuei à espera.
Passa novamente uma senhora e a passear a sua cadela. Esta, desta vez mais velha, formosa e de belo lombo.
- Anda cá Romeu. - peguei nele e aproximei-o.
Mais uma vez sem reacção, mesmo depois de lhe ter “chafurdado” o focinho numa teta, da mesma forma violenta com que Sócrates “chafurdou” na moralidade do PR! Olhou e levantou as orelhas quando passou o Salazar…o cão do vizinho!
Perante a minha aflição, para me reconfortar, a senhora diz:
- Os cães são assim!
Podem dizer-me que os cães (e os políticos) são todos assim, que se cheiram e esfregam uns nos outros, confundindo os géneros…mas isso são os outros!

Por norma, o discurso das pessoas é cada vez mais moderno e liberal, mas isso é quando se trata dos outros…agora quando o mal nos bate à  porta, o caso muda de figura!

Enquanto a veterinária não chegar de férias, para castrar o Romeu, vou ter um paneleirote cá em casa e o país tem mais um malabarista, este vindo de France!

Sem comentários:

Enviar um comentário